terça-feira, 19 de outubro de 2010

Flamenga não é hexa!

A farsa acabou: O Flamengo não é hexa!

Parecer da CBF é contundente: 'O Flamengo não foi campeão em 1987'

Documento de três páginas garante título ao Sport e diz que o Rubro-negro é pentacampeão brasileiro
Thiago Lavinas
Rio de Janeiro

O parecer do departamento jurídico da CBF, que proclamou o São Paulo como o primeiro clube pentacampeão brasileiro e, por isso, o que vai levar a chamada "Taça das Bolinhas", deixa claro que a entidade considera o Sport o verdadeiro campeão de 1987. Nas três páginas do documento, a entidade é contundente ao comentar o caso: "a conclusão a tirar, inevitavelmente, é que o Clube de Regatas do Flamengo não foi campeão em 1987, ao contrário do que insistem em afirmar seus adeptos e seguidores" - diz um trecho.

O parecer, reproduzido na íntegra abaixo, também afirma que o São Paulo foi o primeiro clube a alcançar o pentacampeonato do Campeonato Brasileiro: "o primeiro clube a conquistar o Campeonato Brasileiro Série A por cinco vezes alternadamente, foi o São Paulo Futebol Clube, que completou esse requesito em 2007 enquanto o C.R. Flamengo só obteve seu 5º título em 2009".

No documento, a CBF lembra que Flamengo e Internacional não aceitaram disputar os jogos decisivos do campeonato de 1987 contra Sport e Guarani, que se classificaram pelo Módulo Amarelo: "Dando cumprimento ao Regulamento, a CBF marcou os jogos entre esses quatro clubes, mas o Flamengo e o Internacional se recusaram a disputar as partidas designadas, sendo declarados vencidos por W.O. Por fim, o Sport sagrou-se Campeão Brasileiro de 1987. Esse resultado foi largamente contestado pelo C.R. Flamengo e pelo Internacional, mas sem razões consistentes".

A dúvida sobre a entrega do troféu existia por causa da polêmica sobre a competição de 1987, onde o Sport foi considerado campeão pela CBF na época. O Flamengo, campeão da Copa União, organizada pelas agremiações fundadoras do Clube dos 13, reivindicava o título da temporada.

- É algo irrevogável e está decidido. Para a CBF o Flamengo tem cinco títulos, os legais, os que foram homologados como campeão - disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Entenda o caso:

A "Taça das Bolinhas" está em processo final de restauração e será entregue nos próximos dias ao São Paulo, que foi campeão brasileiro pela quinta vez em 2007 (antes, conquistou as edições de 1977, 1986, 1991 e 2006; depois, o hexa em 2008).

A taça seria dada em definitivo ao clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas - ou cinco alternadas. Em 1987, o Flamengo foi campeão do módulo verde da Copa União (equivalente à Série A), e o Sport venceu o módulo amarelo (equivalente à Série B) .

O regulamento previa cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada torneio, mas Flamengo e Inter (o vice-campeão do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani. A CBF declarou o time do Recife campeão, decisão que foi confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal. Com a confirmação, segundo a entidade, o Sport é o campeão brasileiro de 1987, e o Flamengo, campeão por cinco vezes, nas edições de 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009.


sexta-feira, 26 de março de 2010

A história do Colégio Christus

Colégio Christus

Colégio Christus é um tradicional educandário particular de Fortaleza (CE). Fundado em 21 de março de 1951, tem em seu ensino forte influência da religião católica, oferecendo, inclusive, primeira comunhão e crisma aos alunos. Oferece também, cursos de artes, esportes e equitação. O colégio possui quatro sedes: Dionísio Torres (Anexo), Barão de Studart (Central), Parquelândia e Sul

Existem outras três unidades do Christus voltadas exclusivamente para alunos pré-universitários.

O grupo Christus engloba, ainda, CEAC - Centro de Artes Christus, a Faculdade Christus e o CLC - Curso de Línguas Christus.


História

O Colégio Christus foi fundado, em 1951, pelo professor Roberto de Carvalho Rocha, recém-chegado dos Estados Unidos, onde passou cinco anos estudando na Universidade de Washington para formar-se em Teologia e Educação. Nessa época, essa instituição escolar foi denominada como Instituto Christus e recebeu, como patrono, São Bento, religioso que fundou a Ordem dos monges beneditinos, considerado grande educador do Ocidente. Por essa razão, o aniversário do Colégio Christus é comemorado no dia 21 de março, dia de São Bento.

Nesse ano, a sede em que funcionava essa casa de educação era alugada, localizava-se na Rua Silva Paulet, 1222, e recebia alunos do Jardim da Infância, da Alfabetização e das séries do Curso Primário: 1ª, 2ª e 3ª.

Como houve significativo acréscimo no número de alunos nos anos de 1953 e de 1954, o Instituto Christus passou a funcionar na Avenida Santos Dumont, 1890, ainda em prédio locado. Entretanto, a partir de 1955, a referida instituição conquista a primeira sede própria, situada na Rua João Carvalho, 630, que se denominou Ginásio Christus, por ter recebido autorização do Ministério de Educação para o funcionamento do Curso Ginasial.

Em 1961, uma nova autorização lhe é concedida: o funcionamento do Curso Colegial. A instituição passou a se chamar, então, Colégio Christus.

A partir de 1989, o Colégio Christus começou a se expandir por vários locais de Fortaleza. Há, atualmente, unidades dessa instituição nas seguintes regiões: Aldeota, Dionísio Torres, Parquelândia e Cambeba/Lagoa Redonda.

Hoje, o Colégio Christus recebe crianças desde o Infantil II até o 3º Ano do Ensino Médio (Pré-Universitário).

O nome Christus remete à razão de ser de sua fundação e existência: levar crianças e jovens a conhecer e viver os ensinamentos de Jesus Cristo. Todos que se integram a essa instituição deverão estar conscientes de que irão ser, como Igreja, continuadores da missão de Jesus: estabelecer, na Terra, o Reino de Deus, Reino de Fraternidade e Paz.

O Colégio Christus aceita Maria, a mãe de Jesus, como mãe e protetora, assim como João, o Evangelista, a aceitou como última vontade de seu Mestre. “Filho, eis aí tua mãe”, disse Jesus, do alto da cruz. O Colégio Christus, portanto, dedica a Maria um amor filial e sincero.